quarta-feira, 28 de março de 2018

Nunca force uma pessoa com Fobia social a sair de casa

Querido Diário,

Hoje foi meu primeiro dia de volta a sociedade depois do meu ataque de ansiedade. Tudo corria bem, eu estava conseguindo falar com as pessoas normalmente e não sentia tanto medo ou o desejo de começar a chorar do nada na frente de toda a minha turma. Não vi muita necessidade em ter que ir para a faculdade hoje, pois a professora não falou muita coisa útil, mas pelo menos sei que em relação a faculdade eu não preciso me preocupar mais. 


Entretanto, é claro que a vida não é tão maravilhosa quanto parece. Minha mãe veio me fazer uma visita hoje, pois ela esta visitando dois parentes meus que estão internados em hospitais diferentes de cidades diferentes. Minha avó decidiu que queria ir visitar a outra parente que esta internada e quer que eu acompanhe ela nesta viagem para outra cidade. Minha mãe concordou em levar a gente, mas teríamos que voltar de ônibus. 

Acontece que eu não estou pronta para voltar a interagir totalmente com pessoas. Eu tive um ataque há apenas dois dias e ainda estou desestabilizada e minha família não é a maior apoiadora destas causas. Eles me acham mimada e fria, mas acontece que eu nunca sei como me comportar em momentos conversa, pois sempre tenho medo de errar, e acabo sendo sempre a menina que fica no fundo da sala assistindo TV com as crianças ou lendo um livro. Eles também não sabem como lidar com a minha presença e no fim só deixo o ambiente em um clima muito estranho. 

Sei que passar por uma experiencia desta não vai me ajudar em nada a melhorar do baque que sofri há dois dias, muito pelo contrario, só vai piorar, mas minha mãe esta me forçando a ir. Com meu acompanhamento psicológico estou conseguindo mandar um dane-se para a opinião da dela, mas a minha avó esta bem chateada comigo também. Eu odeio decepcionar a minha avó, pois ela abriu a porta da sua casa e banca as minhas despesas da casa, pois eu não trabalho. Ela sempre cuidou de mim e nunca pediu nada em troca. Ver ela chateada comigo parte meu coração. Então no fim de tudo não vai adiantar de muita coisa se eu for ou não, de qualquer maneira vou passar o feriado mau, com vontade de chorar e sem desejo de ver o mundo. 

Já pensei em falar para minha família sobre meus problemas mentais e emocionais, mas sei que ninguém intenderá. Meus primos médicos debocham de problemas como fobia social, como sendo pessoas com mimimi. Minha mãe concorda plenamente com eles e fica achando que quero chamar a atenção com minha "rebeldia". Minha avó é idosa e não conseguiria intender a complexidade de tudo, pois na época dela era tudo muito simples, não se falava de problemas como os meus. Ela ainda é a mais propicia a respeitar meus estado mesmo não entendendo. Ela já sabe que faço acompanhamento, mesmo não concordando muito com tudo. Ela me respeita e respeita a foma como decido lidar com meu problemas.

Preciso escrever isso e postar antes de começar a chorar. Tudo que quero realmente falar é: Por favor, não faça uma pessoa sair de casa quando ela não quer

Sempre vai ter um motivo por trás disto. Não fica culpando esta pessoa por ser assim ou falando que esta pessoa está só chamando a atenção. Talvez esta pessoa esteja sofrendo de algo mais grave que você possa ver e forçar esta pessoa a sair ou ficar culpando esta pessoa só piora as coisas e pode regredir um processo que demorou meses ou até mesmo anos para construir. Cada um tem seu motivo de ser e se você não acredita, pelo menos respeita. 

Com o desejo de um feriado melhor do que a que vou ter,
Mykia

Nenhum comentário:

Postar um comentário